12 de novembro de 2009

Novo Curso de Apneia

Finalmente vou recomeçar os curso de apneia. Agradeço desde ja os pedidos de varias pessoas que ajudam com a motivação e a construir o grupo necessário para este evento. No ano passado voltei a estudar e como resultado entreguei uma tese de mestrado à duas semanas. Não pensem que sou um génio, longe disso, mas que torrei umas pestanas e fiz mais uns cabelos brancos não tenham duvidas. A forma fisica foi-se um pouco abaixo como se confirma com os resultados da 1ª cat. do Nacional de pesca sub. Mas tambem tenho duas corvinazitas a crescer em casa, uma com 15 e outra com 10k, que já não é nada mau.

Voltando às apneias;


Vai ser um curso pricpipalmente dedicado a pessoas que se estejam a iniciar ou que queiram aprefeiçoar técnicas. Tem o programa de base da nossa FPAS com umas adaptções pessoais a nível do treino e preparação fisica sempre a acompanhadas dumas dicas de pesca sub, quer seja das técnicas de caça, quer das especies.

Pré requisitos:

Fisicos- ter principalmente vontade de explorar a nossa costa submersa e ver com os nossos olhos o que muitas vezes só podemos imaginar depois de ver as revistas e reportagens. Ja dei cursos a pessoas que nem nadavam inicialmente, portanto não considero que aqui haja limitações. Relativamente à saude é necessário um atestado médico que pode ser um pouco exigente dependendo de cada um.

Conhecimentos-Nada por ai alem. Uma boa dose de senso comum e umas contitas de matemática simples.

Objectivos:

-Acima de tudo conforto em profundidade e em segurança para depois tirar o seu proveito. Com isto iremos vislumbrar um pouco da nossa maravilhosa costa. Vamos também aprender a tirar proveitas das condições de mar e de cada local de mergulho/pesca sub.

-Levar uns peixitos pra casa que com orgulho mostramos que podemos alimentar familia, namorada, filhos, etc. Se alguem ainda não sentiu isto, acreditem que é muito bom.

O programa:

Fauna e flora- O que é preciso ou não ter cuidado e o que se pode apanhar pr'o petisco.

Equipamento- O que nos faz a metamorfose de Homo Sapiens Sapiens para Homo batraquius qualquer coisa.

Física- Umas contitas que ajudam a perceber quão grande é o mar e o respeito que lhe devemos.

Fisiologia-Como funciona a nossa metamorfose vista por dentro. Curiosidades e cuidados a ter. A origem de certas técnicas e dos treinos físicos dedicados.

Fisiopatologia-Basicamente as falhas que podem ocorrer da nossa incompleta metamorfose. Daqui podem ocorrer alguns acidentes que podem ser graves. Aprende-se a causa ou origem, as consequências e como as evitar.

Socorrismo ou SBV- Oxa-lá nunca seja preciso mas é sempre bom estar prevenido que pode fazer a diferença para aqueles que mais gostamos ou para nós mesmos. Quando seguro e exequivel um salvamento ou pequena ajuda, pode ser um simples e grande momento das nossas vidas.

Orientação e marinharia- Saber tirar umas marcas de orientação e lidar com correntes, vento, vaga e marés dão sempre jeito, quer pela seguraça, que para saber voltar ao tal sitio, daquele peixe, ou buraco deles...

E acho que esta mais ou menos resumido o que será este curso de apneia. Quem quiser tirar algumas duvidas pode sempre enviar para os emails:

lusitanoapneia@gmail.com
apneialusa@gmail.com
Ou deixar aqui mensagens no blog.


Deixo aqui esta imagem inspiradora de um mergulho de treino de apneia pura na ilha do faial a cerca de 40m. Foram dias de mar fabulosos com malta 5 estrelas.

Bons mergulhos e em segurança.

7 de maio de 2009

Nostalgia de presas de outros tempos...

Agora com a nova legislação do parque da costa SW e costa vicentina, passaram a ser proibídas as capturas de meros e similares que recheraram alguns albúns fotográficos. Aqui ficam algumas delas da minha parte com alguns amigos.





O primeiro, um mero de 12,5k capturado ao sul de Porto Covo a cerca de 25m. Neste dia só tinha a companhia do meu paizinho que me timoniou durante um dia de Setembro de 2003.

O segundo foi o resultado de um dia fabuloso do verão de 2004 que mais parecia estarmos nas nossas ilhas atlânticas. Estavamos a oeste de sines com aguas a quase 21ºC e 20m de vizibilidade. Apanhamos este de 17,5k e um outro de 9 e picos. Vimos varios pequenos que

deixamos ficar de 1,5 a 4k. Aqui tive com Paulo Bruno que foi uam excelente companhia. Este foi à pouco pai mais uma vêz, e agora têm de apanhar mais peixinho pá familia. Hé hé!!!

Costumavamos apanhar no máximo 2 ou 3 peixes destes por ano entre 4 Pessoas. Eu, o Paulo Bruno, Pedro Nunes e o Quim de Porto Côvo. É uma pena ficarem só para as fotografias.

Para finalizar uma pesca da tripla maravilha realizada no ano passado que ja foi aqui publicada mas agora com outras fotos:




O pedro neste dia fez a maior parte do trabalho sub aquático e o Paulo deu o primeiro tiro no peixe se não me engano. Grande trabalho de equipa neste dia.












Agora restam os pargos, robalos, douradas, corvinas. Enfim, por enquanto ainda podemos sonhar.


Bons mergulhos e em segurança.

2 de março de 2009

Sargos do Carnaval

Finalmente o primeiro mergulho de 2009.
Depois de desconbinado o mergulho com o carlitos, o mestro do barco do dia, Ficamos eu e o Vasco Carvalho "êsse grandecíssimo moço de Bêja" para tentar uma entrada à barbatana. O Mar tinha muita força de fundo e as aguas pareciam razoaveis. Pelo que pensei: pelo menos uns robalotes e variazitas deve de dar. Bem, depois de correr a praia com as amostras corrigi a ideia: Vou ter que os ir buscar!... Se quero levar peixe p'rás meninas da casa.

Entretanto o Vasco chega e tivemos a avaliar o mar. Aquilo não estava facil. De vez enquando rebentava na praia com mais de 2m. Acabamo-nos de equipar sempre a olhar para o mar a tentar identificar as abertas no Swell. Até que la fomos. Grande sprint até ultrapassar a primeira onda ja com direito a salto fora de àgua do set que ja la vinha... Correu muuuuito bem... Depois de deixar o coração baixar as rpm começamos a mergulhar. Agua suja, a areia subia a uns 3m do fundo, nem um peixe... Por momentos pensei: Onde é que me vim meter. Rumamos mais para fora até uns 12m de profundidade. A vizibilidade melhorou e o peixe apareceu. Até o peixe andava à procura de abrigos da força do mar. Caçando à indio pelo fundo la fomos apanhando uma sargo aqui e outro acolá até que a pesca se compôs. Robalos ou varias não vimos nem um.

A saída foi outra aventura... Vem de la uma onda que me fez subir a praia toda e depois la me consegui ancorar na areia. Fica aqui a foto da dupla. Pena não haver bateria suficiente para a foto da pesca do Vasco. Os Sargos eram todos fêmeas e pelo aspecto e consistencia das ovas acho que deveria de desovar todos dali a um mês ou dois. Grande cabimento da nova legislação..

Abraço ao Vasco e

Bons mergulhos!