19 de fevereiro de 2010

tabela para treino de apneia

Numa pesquisa efectuada à relativamente pouco tempo encontrei uma versão de tabela de treino de apneia muito intuitiva. Foi-me gentilmente facultada a publicação pela equipa da Coral sub e aqui está ela:

A origem: http://equipecoralsub.blogspot.com/2009/01/tabela-para-treino-de-apneia.html

O objectivo é começar com apneias pequenas e periodos de descanso longos e progressivamente aumentar o tempo de apneia e, ou diminuir o tempo de descanso, Podendo evoluir nas duas direções ou pelo meio. Seja como for é um bom treino de apneia por extimular o organismo a trabalhar com niveis mais elevados de CO2 que é sempre desconfortavel e níveis um pouco mais baixos de O2 que nem damos por ele.

De salientar que o treino deve ser feito sem sacrificio para assegurar a integridade do apneísta.

Se tiverem algumas duvidas podem colocar aqui ou no email: apneialusa@gmail.com

Bons treinos em segurança

6 de fevereiro de 2010

O treino da apneia dedicado à pesca sub

A apneia é uma actividade que naturalmente não está programada para o nosso organismo. Como tal, esta requer habituação, prática e sensibilização a fim de se poder progredir nos tempos de apneia estáctica e dinâmica.

Existem alguns exercícios já conhecidos de alguns locais onde se pode treinar apneia para quando não se pode estar no mar. Aqui vão alguns exemplos que se devem executar sempre na companhia de pessoas com experiência.

1º EXERCICIO: EX: a nadar ou a correr tentar executar durante um período de 5' a 10' (minutos) de apneias sucessivas com apenas uma ventilação de intervalo entre cada. começar com apneias de 5'' e tentar chegar a apneias de 30'. Este exercício também pode ser estático e visa principalmente extimular o organismo a suportar mais confortavelmente o excesso de dióxido de carbono.

2º EXERCICIO: Depois de uns 2 a 3' de descanso do exercicio anterior, uma série de apneias com tempo de recuperação controlado: Apneia Descanso
15'' 30''
30'' 30''
45'' 45''
1' 45''
1'15'' 1'
1'30'' 1'
1'45'' 1'15''
e assim sucessivamente até atingir o nosso limite comportável Este exercicio pode ser realizado acompanhando a tabela do tópico anterior a fim de utilizar intervalos mais adequados ao nosso organismo.

Tudo isto deve ser acompanhado por pessoal com experiência e SEM SACRIFÍCIO!!!! Deste modo garantimos à partida uma grande margem de segurança.

Um outro pormenor indispensável a bons períodos de recuperação não depende do atleta mas sim do equipamento. Fatos anatómicos macios e confortáveis, juntamente com umas barbatanas macias de fibra de vidro ou carbono, ou ambas, são indispensáveis para mergulhos prolongados, ou para simplesmente se fazer um agachon durante o tempo necessário. Aquando da captura de um peixe, devemos sempre que possível segurar o peixe com as mãos junto ao corpo para manter o hidrodinamismo e evitar distúrbios excessivos causados pelos debater da nossa presa.



Pode parecer pouco importante, mas o facto de não sobrecarregar o nosso organismo com o equipamento ou o peixe, permite fazer mergulhos mais confortáveis e diminuir também os tempos de recuperação seguintes. Também a ver com o equipamento, o cabo da bóia deve ser hidrodinâmico e de preferência flutuante. O peixe à cintura, malfadado hábito de muitos caçadores revela-se muito prático até uma certa profundidade, ou até uma determinada carga. A partir dai a bela da bóia facilita muito o transporte do pescado, evitando o cansaço. Para finalizar, um cuidado que deve estar sempre presente, por dois grandes motivos. Primeiro porque os mergulhos seguintes vão estar todos limitados em termos de energia disponível no organismo. Segundo porque os mergulhos seguintes podem tornar-se perigosos.

Se efectuarmos os mergulhos sucessivos, sem perdas de tempo e esforço é então possível tirar o máximo proveito de um local de caça e escolher alguns dos seus melhores exemplares.




Como em tudo é necessário uma certa moderação, e existem mil e um pormenores que todos nós podemos melhorar e que nos passaram despercebidos até hoje ou amanha. Assim deixo o desafio para todos nós de, com um espírito crítico afinar alguns pormenores depois de cada dia deste nosso mar que tanto nos fascina.