24 de fevereiro de 2011

Uma pesca de inverno

Bem, devia ter escrito estas palavras há alguns dias, mas mais vale tarde que nunca.

Depois de alguns meses sem conseguir uma abertura de mar para fazer um bom mergulho, eis que surge a oportunidade entre temporais. E dava para ver que se não fosse naquele dia no dia a seguir só daria para fazer surf a sério. La juntei o equipamento a correr e lá fui direito a Sines que nem um foguete. Quando la cheguei, o mar apresentava uns pequenos set's de ondas mas nada de trágico. Apesar do frio, equipei-me rapidamente com o meu paizinho, que apesar dos seus 64 anos ainda se mete nestas maluquices da pesca sub. Entrando na água a toda a velocidade, algumas expectativas confirmam-se, como a água super-límpida, outras como peixe em barda desvanecem-se seriamente. Caramba, não se via um peixe de jeito!.... Onde andariam eles?!... Visitei uma serie de locais bons de marisco p'ra sargos, nada. Uns buraquitos onde por vezes aparecem bons de robalos, nada. Mais por fora comecei a ver uns sargos miúdos, e para meu espanto, quanto mais para fora, mais quente era a água. Eláááá..., isto que dizer qualquer coisa! Avisei o meu paizinho que estava com vontade de fazer uns mergulhos lá fora.... Ao que ele respondeu: Tás doido!!....

Pedi-lhe só que me acompanhasse não fosse eu ver alguma "coisa esquisita" e que desse trabalho de superficie. Bem, a partir da cota dos 19m começo a ver umas silhuetas a passearem ao longe em cada agachon que fazia, dumas pedras para as outras, e a acumularem-se num conjunto de pedras que faziam meia duzia de passagens mas sem abrigos escuros, parecia-me.

Quando faço o primeiro agachom mais próximo daquela festa, os olhos quase me saltavam da máscara. Andavam centenas de sargos grandes a passear dumas pedras para as outras. Uns prateados, uns pretos que nem carvão, lindo... Um espectáculo digno de se ver. Lá pelo meio reparei que andavam algumas "sargas" , os mais escuros normalmente, a rondar os 2k. Bem lá acabamos por escolher 20 sargos que pesaram 23k. Na mouche! Parecia um dia de à 20 anos. Depois de ver que estaríamos próximos do limite legal, olhei para o fundo a ver o sitio, depois para terra para fazer umas marcas, e zarpamos para terra. Deste sitio não me esqueço tão depressa! HeHe!

A pesca decorreu a 18-20m com agua a 16º de temperatura em toda a coluna de água, e ligeira corrente de sul.
O fatinho liso 7-5mm fez a diferença nos tempos de subida e descida.
Barbatanas de carbono, que sem elas tinha ficado pelas safias e navalheiras da borda.
Arma marlin de carbono com guia, o canhão sem recuo, e a micro-arma.



Que belos peixes no forno, que tenho feito, para mim e p'ra a família!...


Bons mergulhos e bons petiscos