17 de agosto de 2011

Finalmente o trofeu esperado

Durante os meus dias de férias no inicio de agosto juntei-me com o meu amigo Rui Rocha, das aventuras de pesca sub e convidei-o a fazer uma saida na terra dos mouros para zagaiar. Como de costume o mar a sul estava optimo e desta vez sem vento. Que belo dia para se andar no mar. Depois de encontrar varios cabeços de pedra interessantes onde apenas capturamos carapaus e cavalas optamos por continuar a procurar novos sitios. A coisa la se foi compondo e ao fim de algum tempo ja tinhamos o suficiente para um petisco de peixe grelhado com a familia. Ja não é mau, para os dias que correm.. Andavam por ali uma série de barcos com aspecto de pescar com a mesma técnica, em grande asáfama para terra, para fora, para sul, para norte, enfim. Com isto comentei com o Rui; "Aqueles devem de andar aos papeis!..." Para finalizar o dia voltamos ao sitio onde começamos, e apanhamos alguns carapaus, e que costumava ter uma boa marcação de peixe rente ao fundo. Talvês na segunda passagem, ao tocar no fundo a zagaia parecia enrochada, "Tão?! isto prendeu...." Nisto começa a embraigem do carreto a cantar fininho e depois sobe de nota: ZZZZZZZ...ZZZZZZZZZZ.... Caramba o bicho não saia do fundo nem por nada. Aquilo tornou-se ainda mais sério, e eu recolho rápidamente a minha linha e pego no chalavar. A luta demorou e finalmente vêm-se uns brinhos de bronze e cobre velhos: Catano!... G'anda pargalhão!!!.... Grande estreia na pesca à zagaia para o Rocha! Vejam só:

Agora de frente:

Depois de acalmar la voltamos à acção de pesca, afinal de contas estes especimes não costumam andar sozinhas nesta época do ano. Troco de zagaia, mais uma série de passagens e nada. Começamos a ver que secalhar ficavamos por ali, o que já era muito bom. O tempo passava, o sol ja queimava que se fartava, e vai mais uma passagem para a despedida. Zagaia desce e sobe, mais uma caida, mas... não caiu?!!.. Zás!!... Cana ao alto, e parecia uma rocha a meia água, e depois o aranque, ZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZ.... Segurei um pouco a bobine para evitar a chegada ao fundo apesar do risco, cana, linha, baixada, estava tudo ao limite. Linha para cá e linha para lá, ja com os braços meio dermentes vemos o brilho, mais cor de cobre. Lindo!!



No final ficamos com dois mágnificos peixes. Sem duvida um dia para não esquecer. Depois de tantos dias com dificuldade para apanhar uma refeição de peixe, eis que chegam as merecidas postas!!

Ambos estavam de barriga vazia, o maior era fêmea completamente desovada, para alivio das nossas consciências e o macho ainda tinha bastante sémen.

LInha multi 0.32 de 24Kg
Baixada Berqley 0,55 de +-25 Kg
Cana Vega slammer jig
Carreto Penn 650
Zagaia rosa e branca de 150 gr







2 comentários:

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

Os meus sinceros parabéns pelos troféus conseguidos.

Abraço

Ernesto

Apneialusa disse...

Obrigado Ernesto,

Foi uma experiencia fora de série.

A cabeça ja foi toda ;)

Abraço e bons petiscos!
Vitor