23 de setembro de 2011

Jody Lot Capeão Euro-Africano de pesca sub

Finalmente aconteceu.

No passado fim de semana ocorreu nos mares de Peniche o 28º Campeonato Euro-Africano de pesca sub. As condições de mar foram extremamente dificeis e a quantidade de capturas tambem foram baixas, especialemnte no 1º dia devido às más vizibilidades.

A oraganização foi bastante dificil, e deparamo-nos com varias dificuldades desde as dificuldades económicas da propria federação, aos patrocinadores, e ainda por cima o clima que chegou a por em risco a realização da competição. Apesar de tudo correu bastante bem, e tivemos um louvor da CMAS sobre a qualidade da organização. No final temos o campeão em titulo e um segundo lugar por equipas, cuja vitória pertenceu à seleção espanhola (Galega).



Muitos parabens a todos pela dedicação em realizar este evento!

Vitor

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer menosprezar a vitória do Jody Lot, cada vez me convenço mais que estas competições não fazem hoje qualquer sentido num mar depauperado de peixe.

A caça submarina não é, por natureza, um desporto competitivo. Não se pode resumir a um jogo em que ganha aquele que mata mais peixes ou peixes maiores. A caça submarina é uma forma de desfrutarmos o mar e não deve ser inquinada por um espírito de competição em que o objectivo é matar o máximo possivel. Dificilmente se concilia esse espírito com uma atitute "amiga do ambiente", tão necessária à sobrevivência da modalidade.

Cumprimentos,
MP

Apneialusa disse...

MP,
A minha opinião é muito diferente por vários aspectos.
Mais do que a grande maioria das competições de pesca e se não me engano, esta modalidade têm restrições às capturas a todas a especies, limites todos superiores aos mínimos legais e uma boa parte deles é mais de 100% de diferença acima.
Estes limites são adaptados a cada região em função das populações de cada local.
E é atribuída pontuação suplementar para a variedade de espécies para distribuir o esforço de cada uma.
A juntar a isto acontece também que o número de competições Nacionais é bastante reduzido e todas elas são também utilizadas como ações de sensibilização, para tamanhos mínimos de reprodução, etc.

E acresce a tudo isto a possibilidade de escolha com o peixe ainda dentro de água.

O que fazem vocês com um robalinho de 300gr em que um anzol partiu a guelra?
Vai para o saco ou vai fora porque não tem a medida, enquanto que na pesca sub não fazes o tiro.

Obviamente alarvidades existem em todas as modalidades e acreditem que conheço bastantes, mas em termos de conservação de facto considero a pesca sub imcomparavel.

Cumprimentos e bons petiscos!
Vitor