12 de novembro de 2009

Novo Curso de Apneia

Finalmente vou recomeçar os curso de apneia. Agradeço desde ja os pedidos de varias pessoas que ajudam com a motivação e a construir o grupo necessário para este evento. No ano passado voltei a estudar e como resultado entreguei uma tese de mestrado à duas semanas. Não pensem que sou um génio, longe disso, mas que torrei umas pestanas e fiz mais uns cabelos brancos não tenham duvidas. A forma fisica foi-se um pouco abaixo como se confirma com os resultados da 1ª cat. do Nacional de pesca sub. Mas tambem tenho duas corvinazitas a crescer em casa, uma com 15 e outra com 10k, que já não é nada mau.

Voltando às apneias;


Vai ser um curso pricpipalmente dedicado a pessoas que se estejam a iniciar ou que queiram aprefeiçoar técnicas. Tem o programa de base da nossa FPAS com umas adaptções pessoais a nível do treino e preparação fisica sempre a acompanhadas dumas dicas de pesca sub, quer seja das técnicas de caça, quer das especies.

Pré requisitos:

Fisicos- ter principalmente vontade de explorar a nossa costa submersa e ver com os nossos olhos o que muitas vezes só podemos imaginar depois de ver as revistas e reportagens. Ja dei cursos a pessoas que nem nadavam inicialmente, portanto não considero que aqui haja limitações. Relativamente à saude é necessário um atestado médico que pode ser um pouco exigente dependendo de cada um.

Conhecimentos-Nada por ai alem. Uma boa dose de senso comum e umas contitas de matemática simples.

Objectivos:

-Acima de tudo conforto em profundidade e em segurança para depois tirar o seu proveito. Com isto iremos vislumbrar um pouco da nossa maravilhosa costa. Vamos também aprender a tirar proveitas das condições de mar e de cada local de mergulho/pesca sub.

-Levar uns peixitos pra casa que com orgulho mostramos que podemos alimentar familia, namorada, filhos, etc. Se alguem ainda não sentiu isto, acreditem que é muito bom.

O programa:

Fauna e flora- O que é preciso ou não ter cuidado e o que se pode apanhar pr'o petisco.

Equipamento- O que nos faz a metamorfose de Homo Sapiens Sapiens para Homo batraquius qualquer coisa.

Física- Umas contitas que ajudam a perceber quão grande é o mar e o respeito que lhe devemos.

Fisiologia-Como funciona a nossa metamorfose vista por dentro. Curiosidades e cuidados a ter. A origem de certas técnicas e dos treinos físicos dedicados.

Fisiopatologia-Basicamente as falhas que podem ocorrer da nossa incompleta metamorfose. Daqui podem ocorrer alguns acidentes que podem ser graves. Aprende-se a causa ou origem, as consequências e como as evitar.

Socorrismo ou SBV- Oxa-lá nunca seja preciso mas é sempre bom estar prevenido que pode fazer a diferença para aqueles que mais gostamos ou para nós mesmos. Quando seguro e exequivel um salvamento ou pequena ajuda, pode ser um simples e grande momento das nossas vidas.

Orientação e marinharia- Saber tirar umas marcas de orientação e lidar com correntes, vento, vaga e marés dão sempre jeito, quer pela seguraça, que para saber voltar ao tal sitio, daquele peixe, ou buraco deles...

E acho que esta mais ou menos resumido o que será este curso de apneia. Quem quiser tirar algumas duvidas pode sempre enviar para os emails:

lusitanoapneia@gmail.com
apneialusa@gmail.com
Ou deixar aqui mensagens no blog.


Deixo aqui esta imagem inspiradora de um mergulho de treino de apneia pura na ilha do faial a cerca de 40m. Foram dias de mar fabulosos com malta 5 estrelas.

Bons mergulhos e em segurança.

6 comentários:

Hugo Aguas disse...

Estava tudo a correr bem até mostrares a foto a 40 mt , ahahahah
Vamos lá começar com o curso .
Abraço

vitor oliveira disse...

:)
Ola Hugo,

Aquela foto pra mim agora tb já é pra sonhar. Lá está, é inspiradora.
Parece-me que o curso vai ter que ficar para janeiro.
Mais logo ja mando noticias.
Abraço
Vitor

Sergio Sousa disse...

Boas Vitor,
espero que esteja tudo bem contigo,por cá a apneia tem sido pouca, pois agora dedico todo o meu tempo desponível ao meu novo pojecto um Peugeot 205,um tempo bem gasto pois já me deu dois terceiros lugares nas duas primeiras provas que partecipei,apesar de agora andar mais ocupado em terra o mar eatá aempre presente ou não fosse eu ilhéu,
um abraço
Sérgio Sousa

vitor oliveira disse...

Ola sergio,
Pró ano vou ai de certeza! HEHE ja tenho tudo orientado ;)

Abraço e bons petiscos!
Vitor

Unknown disse...

Boas! Sou do Algarve e gostaria de saber se existe por aqui algum curso de preparação da condição fisica para a prática da apneia. Eu sou praticante de caça submarina mas gostaria de melhorar o meu rendimento. Cumprimentos

Unknown disse...

olá Vitor Oliveira,

Sou praticante de caça submarina. Contudo a formação e o treino nunca serão em demasia tendo em conta a extrema dificuldade de adaptação do ser humano neste meio.

Gostaria de saber se sabe de algum curso de apneia aqui na região do Algarve, nomeadamente na vertente de treino e de preparação física para a apneia.

Cumprimentos